sábado, 24 de março de 2012

PUNK ROCK SONG DEFINITIVE


Lendo o livro "Mate-me Por Favor, a História Sem Censura do Punk" fiquei pensando na canção punk definitiva. I Wanna Be Your Dog de Iggy Pop e os Stooges é uma séria candidata. O baixo pesado, uma porrada sonora, uma letra sacana (Agora eu quero ser seu cachorro) tem a violência e o sarcasmo do punk, além de duplo sentido, uma vez que o cachorro pode ser o cara sacana, no popularesco feminino ou o cão, que simboliza o demônio:

"Agora estou pronto para fechar os olhos
e agora estou pronto para fechar a mente
e agora estou pronto para sentir sua mão
e perder meu coração nas areias ardentes"


A canção mais conhecida dos Stooges não é só um hino do Punk como também é um dos maiores clássicos do Rock como um todo, não só do Punk. Pode ser a Punk Rock Song Definitive, sem dúvida alguma. É uma forte candidata, senão a própria.

Mas não é a única. Richard Hell, que foi do Tevelision e depois escreveu a canção Blank Generation, já com o Voivoids (Richard Hell and The Voivoids), também um petardo e um clássico do Rock e do Punk. Embora um pouco menos conhecido do que Iggy e os Stooges, Richard Hell também é um dos precursores do que ficou conhecido como Punk Rock.

"Eu pertenço à Geração Vazia e
eu posso pegar ou largar isso a qualquer hora
Eu pertenço a Geração, mas
Eu posso pegar ou largar isso a qualquer hora


Quando Malcolm Mclaren voltou para Londres tão impressionado com Richard Hell e sua Blank Generation, pediu para que os Pistols escrevessem a versão britânica da canção. Então eles escreveram Pretty Vacant. Outro clássico da maior banda de Punk Rock da história. Se o punk nasceu nos porões de Nova York, no submundo das drogas pesadas e do sexo livre, foram os Pistols quem mudializaram a porra toda. E Pretty Vacant é mais uma das canções candidatas a Punk Rock Song Definitive. Claro que os Sex Pistols não poderiam ficar de fora. E foi muito difícil escolher uma só.

"Não nos peça para atender
Porque não estamos nem aí
Oh, não finja
Porque eu não me importo
Eu não acredito em ilusões
Porque muita coisa é real
Então pare, você é um crítico barato
Porque nós sabemos o que sentimos
Oh, nós somos tão bonitos, tão lindos e desocupados"


Por fim, a banda Punk com maior longevidade da história, os Ramones, também não poderiam ficar de fora. E, como os Pistols, difícil de escolher apenas uma canção. Mas pela letra semelhante às canções anteriores e pelo peso da canção, escolhi I Dont Care, que segue a linha das anteriores. Como todas as canções dos Ramones, rápida, direta e curta!

"Eu não me importo
Com este mundo,
Não me importo com aquela garota
eu não me importo com estas palavras!"


Todas têm o seu valor, são clássicos e demonstram bem o que foi, é e o que sempre será o Punk Rock. Para os futuros roqueiros, é imprescindível conhecer esse movimento que desbancou a chatice que estava virando o rock com os solos intermináveis do progressivo, regados a ácido. Em um tempo que Sexo Drogas e Rock and Roll não era apenas um bordão, mas uma realidade que demostrava a insatisfação dos jovens contra o status quo. Faça sua escolha pela canção mais poderosa! Árdua tarefa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Opine, comente, reclame, grite! Aqui: